Estávamos em meados de Maio e a estreia dos passeios do Veado Verde / Green Deer foi feita com amigos de toda a vida. Esta era a estreia que desejava e deu-me uma enorme satisfação a companhia do casal Santana Marques.
O João e a Zé vieram de Castelo Branco e as 07:30h estavam na Lousã, no ponto de encontro combinado. Foi uma estreia em pleno! Vimos variadíssimos veados e corças, mas vimos muito mais. Visitámos várias aldeias de xisto, tais como o Talasnal, Gondramaz, Aigra Velha e Aigra Nova e também fomos ao Trevim e às piscinas naturais da Louçainha.
Almoçamos no Mountain Whisper e, durante o almoço, uma coisa engraçada aconteceu: tivemos a companhia de uma raposa que disputava os restos da comida com o gato local…!
Em Aigra Velha, que é a aldeia de xisto mais alta da Serra da Lousã, a cerca de 770m de altitude, estivemos à conversa com os três únicos habitantes daquela aldeia isolada, dos quais à que destacar uma figura ímpar, o Sr.Coriolano, sempre com inúmeras histórias para contar.
Em Aigra Nova visitámos o Eco-Museu, gerido e mantido pela associação local, a Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã, onde também tomámos café e comprámos alguns produtos locais.
Enfim, foi um dia em cheio e deixámos a serra com a alma cheia…